terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Primeiro item da sua lista de resoluções para 2012: ler a Bíblia toda!


No ano passado escrevi uma postagem semelhante a essa. Mas talvez eu a tenha publicado um pouco tarde. Esse ano, estou publicando uma versão atualizada, com novos calendários disponíveis na internet que você pode facilmente utilizar para seu projeto de leitura. Estou também publicando essas sugestões bem mais cedo, de forma que você pode se preparar com boa antecendência para levar a sério seu compromentimento.

Apesar desses pontos positivos, todos os recursos estão disponíveis apenas em Inglês. Isso não um grande problema, os capítulos e verssículos dos calendários não mudam entre as

Essa postagem tem como principal referencial o artigo publicado por Justin Taylor do blog do Gospel Coalition. Você pode ler o artigo na íntegra clicando AQUI. Lá tem muito mais calendários de leitura do que os que eu decidi anunciar aqui. Se os três que escolhi não cativarem o seu interesse, não desita! Acesse o site do Gospel Coalition e confira as outras opções.

Se você estiver precisando de um insentivozinho para começar sua leitura, ou para entender a importância desse compromentimento, recomendo a leitura do excelente artigo do John Piper sobre o assunto. Você pode acessar esse artigo clicando AQUI.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Robert_Murray_McCheyne.jpgMinha primeira sugestão para guiar sua leitura da Bíblia em 2012 é o calendário do Robert Murray M'Cheyne. M'Cheyne foi um pastor escocês que viveu no século 19 e causou um grande impacto na vida da Igreja de Cristo através de sua vida, ministério, e obras. Com esse calendário você lerá duas vezes o Novo Testamento e o livro dos Salmos e uma vez o Antigo Testamento. John Stott uma vez afirmou sobre esse calendário: "nada me ajudou tanto a adquirir um visão geral da Bíblia, e, dessa forma, do plano redentivo de Deus." Voce pode encontra o calendário do M'Cheyne AQUI.

Uma grande vantagem de usar o calendário do M'Cheyne é que você pode aproveitar para enriquecer seu conhecimento bíblico lendo com ele excelentes devocionais escritas pelo D. A. Carson e associadas a cada leitura diária. Esses comentários foram publicados em 2 volumes sendo que cada volume constitue uma colentânia de devocionais distintas que podem ser usadas independentmente. Esse livros devocionais podem ser adquiridos online clicando AQUI ou AQUI. Se você utiliza o Google Reader ou qualquer outro leitor RSS, poderá receber gratuitamente as leituras no seu computador através do "feed" disponibilizado pelo site do Gospel Coalition. Você pode se inscrever no "feed" clicando AQUI.




Minha segunda sugestão é aproveitar um dos calendários oferecidos pela Bíblia de estudo ESV. Esse site oferece 10 diferentes calendários de leitura que você confere clicando AQUI. Em cada calendário é dada uma enfase diferente. Aproveito para destacar três calendários: (1) o calendário cronológico, onde as leituras são organizadas de acordo com o desenvolver da história; (2) o calendário do Novo Testamento, onde você lê todo o NT em seis meses; (3) o calendário literário, onde você lê por dia dentres os diferentes estilos líterários encontrados nas Escrituras (narrativas, poesia, sabedoria, profecia). Você pode tanto imprimir o calendário como também subescrever aos alertas diários por e-mail. Abaixo você encontra os links para os três calendários sugeridos.


Chronological
Through the Bible chronologically (from Back to the Bible)
RSS iCal Mobile Print Email
Literary Study Bible
Daily Psalms or Wisdom Literature; Pentateuch or the History of Israel; Chronicles or Prophets; and Gospels or Epistles
RSS iCal Mobile Print Email
Outreach New Testament
Daily New Testament. Read through the New Testament in 6 months
RSS iCal Mobile Print Email


A ultima sugestão é a mais "radical". Professor Grant Horner desenvolveu um sistema em que você lê 10 capítulos da Bíblia por dia em lugares totalmente diferentes nas Escrituras. Você pode acessar esse sistema que inclue um kit de marcadores clicando AQUI. Teve um cidadão que leu a Bíblia toda em menos de 6 meses através desse sistema. A experiência dele você confere AQUI. Esse é que a gente pode chamar de sistema "hardcore" e não é para os "fracos". Ele exige determinação e tem o perigo de você simplesmente ler as Escrituras sem meditar nelas. O famoso blogueiro americano Tim Challies também experimentou o sistema e publicou eletrônicamente suas expreriências bem como algumas modificações que fez. Você confere os textos de Tim AQUI e AQUI.

Seja qual for o sistema que você escolher, persevere. Encare esse exercício não como uma tarefa mas como um instrumento para você melhor conher o Deus que você ama e crê. Um exercício em busca de piedade e de amadurecimento espiritual. Lembre-se da reprovação que nosso Senhor Jesus Cristo fez aos farizeus quando disse: "Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22:29). Lembre-se que as Escrituras são o meio pelo qual Deus fala com seu povo. É através dela que Ele os instrui, conforta, aconselha, anima, e revigora (2 Timóteo 3:16-17). Desligue sua televisão à noite, pare de ver novela, e utilize esse tempo para, junto com sua família, ser enriquecido pelo voz viva do Deus misericordioso que redimiu e salvou você.

Grande abraço, e que o Deus triuno os abençoe ricamente em 2012!





2 comentários:

  1. Excelente post!

    Estou utilizando o plano do M'Cheyne..

    Obrigado por compartilhar e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson.

      Obrigado pelo comentário. Eu também estou fazendo o plano do M'Cheyne e lendo os comentários do D. A. Carson. Muito bom mesmo.

      Abração.


      Breno.

      Excluir