Domingo está chegando. Você vai cuidar da sua alma?
Umas das mais intrigantes afirmações do Senhor Jesus Cristo nos evangelhos é aquela que encontra-se no evangelho de Marcos 2:27: “O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado.” Pelo contexto da passagem, o que Cristo estava fazendo era libertar o quarto mandamento do seu cativeiro de tradições e prescrições humanas no qual os fariseus o haviam prendido.
Qual o conceito que Cristo estava corrigindo aqui? A idéia de que o Sábado (Shabbâth ou dia de descanso) é um fardo. Os fariseus estavam fazendo do Sábado um fardo quando anexaram seus detalhismos tôlos e suas orientações fabricadas. Cristo retorna ao conceito do Antigo Testamento, da ordenança original, restaurando o Sábado como uma necessidade e um deleite. Desde a ressureição de Cristo, o Sábado vetero testamentário foi transformado no Domingo, mas ainda é possível transformá-lo em um fardo. Corremos esse risco quando fugimos da simplicidade do mandamento (6 dias são seus, 1 dia é dAquele que lhe deu os outros 6, dedique totalmente a Ele) ou quando não reconhecemos a necessidade de nossa alma (o Sábado foi feito para homem). Existe uma carência em todos nós que fomos criados a imagem de Deus de estarmo em comunhão com Ele (Pai, Filho e Espírito Santo). Ele nos fez assim e por isso mesmo criou também o Sábado para satisfazer essa necessidade.
O Domingo é uma dia cheio de espectativa e alegria para você? Um dia de regozijo e de comunhão com seu Criador? Se você quiser ler mais sobre o Sábado e aplicação apropriada nos nossos dias, recomendo o livro do Dr. Joseph Pipa (que também é meu professor e presidente do Seminário Presbiteriano em Greenville).
O link para o livro é: http://www.wtsbooks.com/product-exec/product_id/1352/nm/Lord's+Day+(Paperback)_?utm_source=bmacedo&utm_medium=blogpartners
Esse livro está disponível em nossa linda língua portuguesa. Ele foi publicado pela editora Os Puritanos.